sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Diversos - Pirlimpimpim 2 (1984)

Este é certamente um disco especial na carreira musical de Leminski. É um, como poucos, que contém uma grande quantidade de músicas suas. Mais precisamente, das dez faixas do Lp oito são parcerias dele com Guilherme Arantes. O Lp é a trilha sonora de um musical feito pela Rede Globo, Pirlimpimpim 2, e, por isso, deu uma visibilidade ainda maior ao "poeta da província". A parceria com Guilherme Arantes, no entanto, como aponta seu próprio parceiro, não foi adiante. Alegou-se "falta de química" entre os dois.
O que chama a atenção é o tom contestar, filosófico e edificante das letras. Talvez até meio "pesado" (mas muito legal), se pensarmos que se trata de um disco dirigido ao público infantil. É o caso próprio de Xixi nas estrelas, a mais difundida de todas as canções. Um alerta para o perigo do homem no espaço. Ele, que já envenena a terra, com suas "armas e suas asneiras", poderá fazer da mesma maneira com espaço, que começa desbravar. Por sorte, há um defensor dos céus, que, no clipe oficial, é representado pela figura de São Jorge. O tom contestador também aparece em O Prazer do Poder: "- deixa eu ser como eu sou, independente, que prazer tem você vendendo a gente? - O prazer do poder, criança não tem que querer."
A trilha, feita através de ligações telefônicas, em que Leminski ditava as letras e Guilherme tocava as músicas, apresenta uma bela amostra da inventividade de Leminski enquanto letrista.

lmsk (mp3 + imagens)

Leminski assistindo ao clipe de Xixi nas Estrelas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Para comentários, use o nosso mural:
http://liricoleminski.blogspot.com.br/search/label/%5Bmural%5D.
Obrigado!