terça-feira, 18 de março de 2014

Perdidas na internet

Para este post eu selecionei algumas canções que são sabidamente de Leminski (só dele ou parcerias), ou atribuídas a ele, mas que não tem um registro oficial. A maioria das gravações foram coletadas, portando, nesse imenso mar internético. Além dessas perdidas na internet, ainda existem as perdidas em gravações extra-oficiais, nos chamados bootlegs, que são álbuns montados com essa gravações (que a gente encontra na internet, é claro!). Para esses bootlegs montarei um post específico.


Essa nem deveria entrar aqui (comecei bem!) por que não é nem uma parceria, nem atribuída a Leminski. O fato é que, segundo o próprio poeta, a frase "ponha um arco-íris na sua moringa" é de sua autoria e iria ser usada no Catatau. Como Paulo Diniz usou em sua canção, Leminski tirou o texto do livro, em homenagem.



Essa aqui consta na biografia de Leminski, Um bandido que sabia Latim. Conta-se que era cantada pelo trio Duas Pauladas e Uma Pedrada (Paulo Leminski, Paulo Bahar e Pedro Leminski). A autoria é atribuída apenas à Leminski.



Explicações no início do vídeo.



Salomão Di Pádua diz estar preparando essa canção para entrar no seu próximo CD. Trata-se de uma poema musicado, do livro póstumo "Ex Estranho". Linda música.



A partitura dessa canção está no livro Além das Pérolas, de Hilton Barcelos, mas ainda não há registro musical oficial.


Poema musicado, retirado do livro Caprichos & Relaxos. Em 2013 a banda Porcas Borboletas também lançou uma versão para o poema.



Parceria de Ivo Rodrigues e Leminski, lançada no disco da banda Blindagem, em 1981. Essa é uma versão encontrada bem por acaso, que ficou bem legal, na minha opinião. Não há registro em CD.



Citada em uma das cartas de Leminski à Régis Bonvicino, conta-se que integraria o disco da banda Blindadem, de 1981, mas que saiu do álbum porque foi censurada pelos "analistas" do regime militar. Não gostaram do verso "e traga os bandidos."



Leminski, no meio de uma entrevista à Aramis Millarch, saca o violão e canta a sua Homem do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Para comentários, use o nosso mural:
http://liricoleminski.blogspot.com.br/search/label/%5Bmural%5D.
Obrigado!